O Circuito turístico do Triângulo Mineiro encontra-se no sudoeste de Minas Gerais e envolve 14 cidades da região sendo elas: Araguari, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Romaria, Tupaciguara, Uberaba, Uberlândia e Três Ranchos. O Circuito encanta pelas suas belezas naturais e pela cultura de seu povo através do Congado, Folia de Reis, artesanato regional dentre outros.
Araguari, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis,Araguari
![]() |
| Araquari |
O Município de Araguari tem uma área de 2.744 km², com 54 km² de área urbana e 2.675 km² de zona rural.Com uma população estimada para 2007 em 111.069 habitantes, é considerada a terceira mais importante cidade do Triângulo Mineiro, ao lado de Uberlândia e Uberaba.
Araguari possui um potencial turístico-ecológico inesgotável. São mais de 100 cachoeiras naturais, grutas, áreas de mata virgem e reservas ecológicas intactas com fauna e flora exuberantes, parques temáticos distribuídos por 10 clubes de lazer com belos salões sociais, piscinas, saunas, áreas desportivas e um ginásio esportivo com piso flutuante, sem contar que a água de Araguari é considerada uma das de melhor qualidade e sabor de todo o país.
Outra excelente opção de lazer e descanso é o bosque John Kennedy. São 112 mil m² de área verde e um restaurante de 1ª classe que é também uma ótima oportunidade para almoço de negócios ou em família. Tudo isto dentro do perímetro urbano.
Iraí de Minas, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Romaria, Tupaciguara,Coromandel
![]() |
| Coromandel |
O Município de Coromandel está situado na Mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e na Microrregião de Patrocínio, com uma extensão territorial de 3.296,27 Km2 e tendo como Limites:
Ao Norte, O Estado de Goiás e o município de Guarda-Mor. A Leste, os municípios de Vazante, Lagamar, Patos de Minas e Guimarânia. A Oeste, Os municípios de Abadia dos Dourados e Monte Carmelo. Ao Sul, o município de Patrocínio.Coromandel possui além da sede, os distritos de Alegre, Santa Rosa dos Dourados, Pântano de Santa Cruz, Lagamar dos Coqueiros e Mateiro estes três últimos recentemente criados.
Nos seus garimpos foram encontrados 15 dos 20 maiores diamantes brasileiros, razão de a cidade ser conhecida, mundialmente, como a "Terra do Diamante".
Coromandel tem um grande potencial turístico, inclusive reconhecido pela EMBRATUR desde 1997, quando foi emitido o selo que oficializou esta potencialidade. É uma boa alternativa econômica para o município, que tem belíssimas quedas d'água, ideais para a prática de esportes radicais como canoagem, trilhas e enduros.
Pontos Turísticos
Uberaba, Uberlândia e Três Ranchos,circuito mineiro Douradoquara
![]() |
| Douradoquara |
Situada no eixo Alto Paranaíba-Triângulo Mineiro e também na divisa do estado de Goiás, Douradoquara possui uma tranquilidade invejável para quem busca lugares paradisíacos, lindas paisagens naturais com muito verde de milhares de babaçus nativos e às margens do grande lago da Represa de Emborcação, abundante em pesca.Além deste cenário maravilhoso, a cidade tem um diversificado calendário de eventos. A folia de Carnaval acontece, durante todo o dia, às margens do lago de Represa de Emborcação e, à noite, na praça central da cidade com muita música e descontração.
Em maio tem a tradicional Festa da Colheita com palestras, pratos típicos e muitas atrações.
Em junho ocorre um dos principais eventos do município: o FestCar, já catalogado como um dos maiores eventos automotivos do Brasil. É um campeonato de som automotivo que reúne muita gente bonita e máquinas de grande potência.
A tradicional Festa do Peão é realizada em setembro com shows e rodeios.
Destacam-se também as tradicionais festas religiosas, tanto na cidade como nos arraiais ao redor do município, nas missas, leilões e barraquinhas ao som do forró.
Douradoquara tem como padroeira Santa Cruz. No roteiro turístico ou de férias, a cidade é uma opção de tranqüilidade, pela sua hospitalidade, encantos naturais e autenticidade do povo mineiro.
Estrela do Sul
Estrela do Sul guarda um rico acervo histórico e arquitetônico, com casarões, sobrados, igrejas e peças que compõem o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, todos tombados por Lei Municipal. Ao caminhar pelas ruas, o turista se surpreende com imponentes construções coloniais, sobrados e muros de pedras. Na zona rural imponentes fazendas retratam esta época. Das mãos simples dos artistas da terra surgem peças de arte mostrando a riqueza do artesanato, não se esquecendo da hospitalidade que cativa o visitante. Simples e aconchegante, Estrela do Sul está emoldurada por montanhas verdejantes, árvores e um ar puro que atrai turistas, principalmente os que fogem do stress das grandes cidades. Entre os pontos turísticos, destacam-se: Garimpo de Diamantes, Morro Vermelho, Casa de Dona Beija, Boca da Baleia, Morro da Bagaginha e Igrejinha da Imaculada Conceição, Cachoeiras e Cascatas, Pico Monte Carmelo e a Capelinha Colonial de São José, Memorial da Beija e Memorial do Garimpeiro.
Grupiara
As origens do município de Grupiara remontam o século XVIII, quando surgiram os primeiros moradores efetivos da cidade, atraídos pelo garimpo. É uma cidade hospitaleira, que está de braços abertos para receber turistas de todo Brasil.
Ponto turístico: Poços de Caldas – Minas Gerais

No século XVII, descobre-se em Poços de Caldas as suas primeiras fontes e nascentes com águas sulfurosas. Desde 1818 essas terras pertenciam ao capitão José Bernardes Junqueira que doou as terras para a fundação da cidade.
Quem vivia na regiao dizia que as águas tinham a propriedade de curar infermos e por isso em 1886 surge a primeira casa de banho da região que se servia dessa agua sulfurosa e termal da Fonte dos Macacos.Já no final dos anos 20 surge as Thermas Antonio Carlos um dos mais belos edificios da cidade.

Em 1886 a cidade recebeu seu visitante mais ilustre o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina que estava na região para a inauguração do ramal da Estrada de Ferro Mogiana.
O termalismo deixou de ser a maneira eficaz de tratar as doenças para os quais era indicado então para manter o turismo a cidade começou a incentivar os casais em lua de mel a conhecerem a charmosa cidade.
Se existe um lugar no Brasil em que as pessoas não podem deixar de viajar, este lugar é o estado de Minas Gerais. Os turistas ou as pessoas que costumam viajar pelo país e ainda não passaram pelas maravilhosas cidades turísticas de Minas Gerais, estão cometendo um “grave” erro. Contudo, nunca é tarde para viajar por Minas Gerais. E que tal conhecermos um pouco sobre este estado?
Minas Gerais está em segundo lugar como o estado mais populoso do país, possui o 3º maior Produto Interno Bruto do Brasil, e o estado é muito importante no aspecto histórico, visto que suas cidades foram erguidas no século XVIII, durante o ciclo do ouro
Como se isso não bastasse outros acontecimentos marcantes do Brasil ocorreram em minas, como a Inconfidência Mineira; a Revolução de 1930; o Golpe Militar de 1964; e sem esquecer que a campanha pela abertura política foi arquitetada em Minas Gerais (em meados da década de 80).
Culturalmente falando Minas é um dos estados brasileiros mais ricos em tradição, costumes e folclore. Um exemplo disso é a cidade de Ouro Preto, a 1ª cidade a ser afirmada como Patrimônio Historio e cultural da Humanidade.

Turismo Minas Gerais: Ouro Preto
A mistura entre os indígenas, africanos e os colonizadores portugueses, acarretou marcas peculiares e típicas na cultura de Minas, onde influenciou nas artes, na gastronomia e também no folclore.
Um dos mais importantes acervos artísticos e arquiteturais do país no período colonial está resguardado nas cidades mineiras, como Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João Del-Rei e Tiradentes. Inclusive muitos hóteis e pousadas destas cidades ainda preservam sua arquitetura histórica permitindo aos turistas que experimentem em primeira mão como era morar nas construções de outrora.
As grandes obras do famoso artista Aleijadinho podem ser vistas e contempladas nas cidades de Congonhas, em igrejas em Ouro Preto e em outras cidades que pertenciam ao ciclo do ouro. Além de Aleijadinho obras de outras artistas estão espalhados pelo estado, e Minas é o estado que possui mais museus, e estes não são relacionados apenas a história mineira, mas estão dedicados também às ciências e às artes.
Quem não gostaria de estar na terra dos grandes poetas e escritores do Brasil? É do estado de Minas que muitos deles floresceram como Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto e Tomás Antônio Gonzaga e muitos outros. Além de ser o berço de vários poetas, é também fonte de inspiração para outros escritores como Autran Dourado, João Guimarães Rosa, Fernando Sabino, e Carlos Drummond de Andrade entre outros.
Sem deixar de mencionar a riqueza da musica mineira marcante desde séculos atrás, que tem em suas raízes o samba, o chorinho e as marchinhas. Depois disso surge a bossa nova, e conforme os anos passam cada vez mais minas gera grandes artistas, bandas e grupos musicas em vários estilos.
Finalmente, para arrebatar o coração de qualquer turista e não deixar mais duvidas de que é possível conhecer um mundo em minas, é fundamental falarmos do artesanato e da cozinha mineira. O artesanato, por sua vez, está presente em distantes cidades do estado. A cidade de Diamantina além de ser uma excelente de cidade turística de Minas, ela oferece belos e inigualáveis tapetes arraiolos e outros trabalhos artesanais. Já a cidade de Tiradentes podemos apontar os objetos em prata. E no Vale do Jequitinhonha destacam-se as peças em madeira e especialmente cerâmica.
A gastronomia mineira é dita como uma das mais saborosas do mundo, os pratos mais tradicionais são à base de carne de porco como o tutu de feijão com carne de porco, lombo de porco, costelinha de porco e o leitão a pururuca. Além desses a culinária mineira tem os famosos pratos e muitos apreciados também e são eles: Começando pelo pão-de-queijo referência da cozinha mineira, Doces como a ambrosia a goiabada; o doce de leite. Pratos típicos como o feijão tropeiro com torresmo; o frango ao molho pardo com angu de fubá o frango com quiabo ensopado e arroz com pequi vaca atolada; linguiça e couve.

Agora vejamos algumas cidades turísticas, entre várias do estado mineiro, mais visitados e, por conseguinte seus melhores pontos turísticos as também:
Turismo Minas Gerais: Gruta de Maquiné
Belo Horizonte: Centro; Palácio da Liberdade
Sul de Minas: Vale do Aiuruoca
Ouro Branco: Matriz de Santo Antônio
Sabará: Centro Histórico
Itamonte: Parque Nac. de Itatiaia
Congonhas: Passo da Ceia
Diamantina: Igreja N. Senhora do Rosário
Santana do Riacho: Serra do Cipó
Lima Duarte: Serra de Ibitipoca
Itamonte: Parque Nac. de Itatiaia
Sempre-Viva: Serra do Cipó
Cordisburgo: Gruta de Maquiné
Santana dos Montes: Serra do Caparaó
Então, o que está esperando? Compre o quanto antes uma passagem de avião, ônibus ou trem e vá conhecer Minas Gerais. Voce vai encontrar coisas fantástica e inesquecíveis por lá




















